Demanda de clientes em Restaurantes e Bares

Como lidar com a diferente demanda de clientes: Todo dono de restaurante e bar sabe a dificuldade que é lidar com a quantidade de clientes e equipe durante a semana. Início da semana normalmente é mais fraco e a equipe fica mais ociosa enquanto o final de semana é sempre mais movimentado, tanto que às vezes é necessário até uma forcinha extra. Neste post vamos trazer algumas informações e uma dica especial para te ajudar a lidar com diferentes demandas de clientes.

O desafio é um grande jogo de cintura onde a empresa quer  3 coisas

  • equilibrar melhor seus custos
  • aumentar suas vendas
  • e ao mesmo tempo oferecer uma experiência de qualidade para o cliente independente do dia da semana.

 

Mas a realidade é dura…

Retrato do Início da Semana

 

  • Poucos clientes
  • Funcionários de Folga
  • Funcionários ociosos

Retrato do Final da Semana

 

  • Muitos Clientes
  • Equipe completa
  • Mesmo assim precisa de profissionais extras para dar conta do movimento

 

São dois cenários tão diferentes… mas acontecem toda semana e somente com poucos dias de intervalo!

 

Como equilibrar os custos com a demanda de clientes?

 

mão de obra é um custo fixo enquanto a demanda dos clientes é variável dentro dos dias da semana.

 

Exemplo:

Se você tem o custo de equipe de 15 mil reais no mês. Isso significa que o custo diário por equipe é de 500 reais. Esse valor é o mesmo para a Segunda-feira sem clientes e para a Sexta-feira bombada.

A solução seria transformar parte do seu custo fixo de mão-de-obra em custo variável de acordo com a sua demanda de clientes. Dessa forma, com o mesmo investimento, o valor seria melhor dividido entre os dias da semana de acordo com o seu principal critério: a quantidade de vendas.

Imagina só a seguinte possibilidade com os mesmos R$15.000
Segundas a quarta: R$350,00/por dia
Quinta a Domingo: R$612,50/por dia

 

Você não gastaria 1 centavo a mais, mas investiria seu dinheiro de forma mais inteligente!

 

 

Mas como transformar um custo fixo em variável?

Você pode estar pensando “isso parece muito bom, mas não tem como fazer” ou até mesmo “nunca vi isso”.
A tecnologia veio para melhorar a relação dos estabelecimentos com a contratação extra.

A Switch é uma plataforma de serviços para Bares e Restaurantes com um banco de profissionais para diversos serviços. A contratação é feita sob demanda e por hora ajudando as empresas a otimizarem seus custos de acordo com a movimentação dos clientes.

  • Contratação sob demanda
  • Sem mensalidade e sem taxa de adesão
  • Facilidade para atender o movimento do final de semana
  • Facilidade para cobrir as folgas e férias de funcionários
  • Treinamento online oferecido gratuitamente para todos os profissionais cadastrados

 

Quer otimizar seus custos mas não sabe como?
Confira o site da empresa

 

Estimule os dias de baixa demanda de clientes

Além de equilibrar os custos é necessário aumentar as vendas nos dias mais fracos da semana.

 

Mas como fazer isso?

A forma mais conhecida para movimentar é através de promoções e ofertas especiais nos dias desejados.
Você precisa incentivar o cliente a ir até o local ou pelo menos fazer um pedido pelo delivery.

 

4 Tipos de promoções para estimular as vendas

 

1. Especial do dia ou da semana

 

Essa estratégia é muito interessante porque permite ao estabelecimento fazer experimentações de novos pratos. Encontrar novas texturas e ingredientes é fundamental para acompanhar as constantes evoluções do mercado de Foodservice além de também ser um ótimo conteúdo de engajamento nas redes sociais. Você faz o cliente participar do desenvolvimento criativo da sua cozinha e isso pode ter ótimos resultados.

O estabelecimento pode oferecer condições especiais de pagamento nos dias de menor movimento ou até menos realizar a venda somente nos dias que deseja aumentar suas vendas

 

 

2. Oferecer Combos especiais

Ofereça combos especiais no intuito de chamar famílias ou grupos um pouco maiores de clientes nos dias de menor movimento. Um grupo grande equivale a várias mesas menores de clientes e pode aumentar bastante suas vendas nos dias mais fracos.

 

 

3. Oferecer Sobremesa ou entrega grátis

Outra forma interessante é oferecer algo a mais por sua conta.
“Compre um prato e ganhe uma sobremesa” ou “pedidos acima de R$30,00: entrega grátis”.
Com este tipo de promoção você pode atrair mais clientes no seu início da semana.

 

 

4. Happy hour

Essa alternativa é extremamente e pode ser utilizada tanto para movimentar os dias mais fracos da semana quanto as horas mais fracas dentro do mesmo dia. Todo mundo conhece aquele “happy até as 20h – 50% de desconto”. Drinks e aperitivos tem uma ótima margem de lucro e assim você pode atrair a galera depois do trabalho.

 

 

 

 

Conclusão

 

Lidar com o tamanho da equipe e demanda de cliente sempre foi um dos maiores desafios dos donos de restaurantes e bares. De fato a variação entre os dias da semana é algo que os empresários precisam ter em mente para fazer um planejamento adequado de equipe.

Existem formas para tentar trazer mais clientes nos dias mais fracos, encontre a que melhor atende o seu negócio e principalmente o seu cliente. Seja criativo e chame a atenção para aquela oferta imperdível.

É possível também otimizar seus custos com equipe utilizando a tecnologia da Switch. Principalmente no momento atual em que os clientes estão voltando a frequentar bares e restaurantes, fizemos até um material para te ajudar nessa retomada.

 

 

#VemPraSwitch