Neste post valor explicar porque praticamente todos os Bares e Restaurantes precisam de freelancers na operação em algum momento. Para isso, vamos falar um pouco sobre equipes de bares e restaurantes e também sobre como funciona a movimentação de clientes nesses estabelecimentos.
O que são profissionais Freelancers?
Para falar sobre o motivo de Bares e Restaurantes precisarem de freelancers, vamos primeiro explicar o que é isso. O termo freelancer se refere a um profissional autônomo e não a um funcionário fixo. O Freelancer presta serviço de maneira pontual e tem liberdade para trabalhar para diversos clientes.
As expressões mais conhecidas para falar sobre esse tipo de trabalho são: extra, freela, frila e free.
Movimentação de clientes em Bares e Restaurantes
O setor de alimentação fora de casa possui um fluxo peculiar de clientes, que é bem diferente de outros setores. O setor de Turismo por exemplo, possui um variação sazonal muito grande, tendo uma grande movimentação na época de alta temporada e meses consideravelmente mais fracos fora da temporada. Já em Bares e Restaurantes, a sazonalidade acontece de maneira semanal.
A sazonalidade em Bares e Restaurantes acontece de maneira semanal.
Quando você vai em um Restaurante na segunda-feira e depois retorna ao mesmo local na sexta-feira à noite, você percebe uma grande diferença na quantidade de clientes e de pessoas trabalhando, certo? Isso é fruto da sazonalidade semanal, principalmente para estabelecimentos que funcionam também no horário noturno.
Aparentemente isso parece somente um detalhe que faz com as empresas faturem mais aos finais de semana. Mas na prática, a situação se torna um pouco mais complexa do que isso, porque cada estabelecimento tem somente uma equipe para atender a todos os dias da semana. Isso significa que a mesma equipe que dá conta do movimento fraco de segunda-feira, deve dar conta do movimento maior do final de semana.
O resultado dessa conta é simples: ou a empresa tem funcionários ociosos no início da semana (e isso significa altos custos e tributos em dias de baixo faturamento) ou a equipe não consegue oferecer a mesma qualidade de serviço e atendimento aos finais de semana, e nesse caso os clientes é que são prejudicados.
Restaurantes precisam de freelancers
Restaurantes precisam de freelancers para conseguir equilibrar a capacidade da sua equipe de atender aos clientes com qualidade, e ao mesmo tempo não ter uma funcionários ociosos no início da semana, ou ter um custo elevadíssimo com equipe.
A solução é ter uma equipe enxuta capaz de atender os dias de menor movimento e acrescentar profissionais freelancer nos dias de maior movimento, otimizando os custos com a equipe e ao mesmo tempo atendendo os clientes com qualidade. Essa prática é bem comum no setor de alimentação de fora de casa.
Leia o artigo Ficha Técnica para Restaurantes
Outras situações em que Restaurantes precisam de freelancers
Além do fato de ajudar os estabelecimentos a lidarem com o maior movimento nos finais de semana, existem outras situações em que os Donos de Restaurantes precisam de freelancers:
Férias de funcionários
Pense em um restaurante pequeno com menos de 10 funcionários. A equipe perde 10% da sua capacidade sempre que alguém entra de férias, e praticamente todo mês do ano um funcionário está de férias.
Devido aos altos custos e burocracia, fica inviável contratar alguém somente para cobrir as férias de outro funcionário, e nesse caso a grande maioria dos estabelecimentos recorre a contratação de freelancers principalmente nos dias de mais movimento.
Imprevistos
O setor de Restaurantes é um dos setores com maior incidência de faltas de funcionários no Brasil, e muitas das vezes sem nenhum tipo de aviso para que o restaurante possa se organizar. Nesses casos, uma solução rápida é chamar um profissional freelancer para substituir o funcionário que faltou
Funcionário de Atestado
Quando um funcionário está de atestado, a equipe acaba ficando um pouco sobrecarregada ao assumir as responsabilidades do funcionário afastado. Se isso acontece em Bares e Restaurantes, o prejudicado é o cliente que não receber o mesmo atendimento de qualidade.
Essa é uma situação que os Restaurantes precisam de freelancers para evitar que os clientes sejam prejudicados.
Conheça os melhores softwares para restaurantes
Domingos do mês
A legislação trabalhista brasileira obriga os estabelecimentos a fornecerem um domingo de folga por mês para funcionários do sexo masculino e dois para funcionárias do sexo feminino.
Para ilustrar a situação, voltamos ao exemplo do estabelecimento com 10 funcionários. Se você tem 10 funcionários, pelo menos 2 funcionários devem estar de folga todo domingo, e isso significa perder 20% da capacidade de atendimento e produção (isso sem contar se alguém estiver de férias ou atestado).
O domingo é um tradicionalmente famoso pelo almoço em família que lota restaurantes em todas as cidades, e tem um grande pico de movimentação entre 12h e 16h. Como lidar com esse pico operacional, sendo que 20% da sua equipe está de folga?
Nessa situação, Restaurantes precisam de freelancers para conseguir oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes.
Novidade: Plataforma de freelancers
Devido ao fluxo sazonal de clientes e situações descritas acima, Restaurantes precisam de contratar freelancers. Foi por esse motivo que surgiu a plataforma de freelancers Switch App.
A plataforma conta com um banco de dados de profissionais, e permite que estabelecimentos agendem freelancers de acordo com a demanda, de maneira prática e sem burocracias. A empresa possui um aplicativo para os freelancers e outro para a empresa. O cadastro é gratuito e não possui nenhum tipo de mensalidade, e as empresas pagam somente pelas horas de serviço contratadas.
A Switch ainda oferece treinamento gratuito para os freelancers cadastrados, e as empresas avaliam o serviço ao final como controle de qualidade.
Download app para contratação de Freelancers