Tendências para Supermercados e Varejo

Tendências para Supermercados e Varejo

Neste post vamos falar sobre as tendências para supermercados e varejo. A tecnologia está cada vez mais presente em praticamente todas as atividades, automatizando diversos processos. Além disso, a pandemia está mudando muita coisa, e é preciso se adaptar.

Separamos alguns tópicos que estão em alta nas tendências para Supermercados e Varejo:

  • Foco na experiência do consumidor
  • Canais de atendimento
  • Serviço de delivery
  • Autosserviço
  • Formas de pagamento
  • Tecnologia

 

Foco na experiência do consumidor

Antigamente, os supermercados estavam preocupados somente em vender produtos e atrair clientes para dentro da loja e isso funcionava muito bem.

Mas muita coisa mudou, inclusive o perfil do consumidor. Hoje todo mundo está buscando a melhor experiência como consumidor. As pessoas não querem somente um bom produto, querem o melhor produto e o melhor atendimento.

Por isso, a tendência para supermercados e varejo é se adaptar a essa mudança de comportamento e investir mais na experiência do cliente. 

Isso significa pensar na venda como uma série de acontecimentos que devem estar focados exclusivamente no cliente, que vai desde os anúncios até ao membro da equipe que vai dizer: “Obrigado e volte sempre”.

Dessa forma, acredito que essa seja a principal grande mudança que vai nortear todas as outras tendências para supermercados e varejo. 

 

Canais de Atendimento

 

Quando você foca na experiência do cliente, precisa pensar nos canais de atendimento que as pessoas podem entrar em contato com a sua empresa. 

Até pouco tempo atrás, o atendimento não só era feito no local ou via telefone mas também era muito demorado. Com as redes sociais isso acabou mudando completamente e a tendência é o atendimento omnichannel. 

Omni significa todo ou inteiro. Atendimento omnichannel é a integração entre diversos canais diferentes de forma que o consumidor possa iniciar o contato por qualquer canal e pode continuá-lo por outro. 

  • Loja física
  • Whatsapp
  • Redes Sociais
  • Site
  • Email
  • Aplicativo próprio

Assim você tem informações sobre todos os contatos que cada cliente teve com a sua marca e está sempre pronto para atender com prontidão. 

Apesar da popularidade dos chatbots e automações, a tendência é oferecer o atendimento mais humanizado possível. Por isso, o cliente deve sentir que está falando com um atendente de verdade e não com um robô. As automações são extremamente necessárias para lidar com um volume grande de clientes, mas devem simular uma conversa real.

Serviço de delivery

Serviço de delivery para supermercados

Um dos grandes impactos da pandemia foi a priorização de serviços remotos ou por entrega, e o setor de varejo não poderia ficar de fora dessa. 

Até poucos anos atrás quase nenhum supermercado oferecia o serviço de delivery, que era feito somente via telefone, e a quantidade de clientes que tinham esse costume também era bem reduzida. Os estabelecimentos que em 2021 não oferecerem serviço de entrega com certeza vão perder muitos clientes e talvez tenham dificuldade de sobreviver. 

Além de estruturar a parte logística para entregar os produtos, é preciso novamente pensar na experiência do consumidor. Existem algumas formas de implantar um serviço de entregas:

  • Aplicativos de delivery
  • Aplicativo próprio
  • Site

Independente da forma escolhida, o cliente precisa encontrar os produtos facilmente e visualizar todas as informações que precisar. Diferentemente de bares e restaurantes que precisam entregar a comida antes de esfriar, os Supermercados têm “mais tempo” para fazer a entrega, mas é preciso cumprir os horários agendados para não prejudicar a experiência do consumidor. 

 

Autosserviço

Auto serviço para supermercados

 

O autosserviço é um novo modelo de caixas onde o próprio cliente faz todo o processo de compra sozinho. Essa é uma tendência para supermercados e varejo, e já é realidade em muitos estabelecimentos. 

Esse novo modelo ajuda a reduzir as filas de supermercados, e também reduz o custo com equipe. Além disso, oferece uma experiência de compra rápida para os clientes mais independentes.

 

 

Novas formas de pagamento

A tecnologia também está presente nas novas formas de pagamento. Hoje um cliente pode pagar suas compras diretamente pelo celular, por aplicativo como clubes de vantagens, plataformas de pagamento, cartão de crédito com link, pix e muito mais. 

Da maneira semelhante ao atendimento omnichannel, é importante oferecer possibilidades variadas para seus clientes realizarem os pagamentos. 

Existem diversas tecnologias sendo devolvidas como pulseiras, biometria e até pagamento via selfie. Ainda vem muita novidade por aí, por isso continue antenado. 

 

Tendências da tecnologia para supermercados

Etiquetagem eletrônica

Supermercado adota sistema de etiqueta eletrônica em Guaxupé. (Foto: Reprodução EPTV)
https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/11/supermercado-em-guaxupe-implanta-novo-sistema-de-etiqueta-eletronica.html

 

Chega de atualizar preços manualmente nas prateleiras. As etiquetas eletrônicas são dispositivos digitais que vieram para substituir as tradicionais etiquetas. 

A vantagem é que ao atualizar o preço de um item no sistema, a prateleira já é automaticamente atualizada. Isso significa não ter mais nenhum cliente falando que o preço da prateleira está diferente, e não ter mais um funcionário gastando horas e horas para atualizar todos os corredores e por isso é uma grande tendência para restaurantes e varejo.

 

Automação de abertura  de caixas

Normalmente os supermercados têm profissionais responsáveis por acompanhar e abrir ou fechar caixas de acordo com a quantidade de clientes. 

A Automação da abertura de caixas consiste em um sistema que mapeia quantos clientes estão no estabelecimento e informa a quantidade de caixas abertos necessárias para atender a demanda. 

Para isso, a empresa precisa instalar câmeras com infravermelho não só na entrada mas também no interior do estabelecimento. Os sensores de calor infravermelho permitem calcular a densidade de pessoas dentro do local e o sistema de automação coleta essas informações para informar a quantidade de caixas necessárias.

Além disso, as informações podem ser utilizadas para calcular a previsão de demanda com maior precisão.

Lojas automatizadas

Existe uma nova tendência para o varejo que são as lojas automatizadas, como a Zaitt. Essas lojas são altamente tecnológicas e repletas de sensores que detectam desde os movimentos dos clientes até a retirada de produtos das prateleiras. 

O consumidor só precisa entrar na loja, pegar os produtos que deseja e a cobrança é feita no aplicativo. 

 

M-commerce

Você provavelmente já ouviu falar sobre e-commerce, certo? A nova tendência para supermercados e varejo é o M-commerce que é uma evolução do comércio eletrônico para o comércio mobile. 

Na prática, a grande diferença é oferecer um site ou aplicativo para smartphone que seja intuitivo e fácil de fazer compras. Novamente, a tendência é focar na experiência de compra do usuário de maneira simples e fluida.

 

Freelancers por aplicativo

Freelancer para supermercado por aplicativo

Contratar freelancers é um costume do setor de Foodservice, porém pouco explorado no setor de Varejo, mas aos poucos vem ganhando mais espaço. 

Sabe-se que supermercados têm funcionários ociosos diversos momentos durante o dia. Um dos benefícios de contratar freelancers é reduzir essas horas, contratando exatamente de acordo com a sua demanda. Os profissionais ainda recebem treinamento e materiais informativos antes do trabalho para facilitar a adaptação. 

Siga esta tendência para supermercados e varejo e conheça a Switch

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