Todo mundo “sabe” que Bares e Restaurantes têm uma grande rotatividade nos seus quadros de funcionários. Essa rotatividade é chamada de turnover… mas o que nem todo mundo sabe é como calcular a taxa de rotatividade ou as consequências de um turnover alto para a saúde do negócio. Nos próximos parágrafos vamos falar um pouco sobre o que é, porque afeta diretamente Bares e Restaurantes e como lidar com a taxa de rotatividade
O que é o turnover?
O índice de turnover é um indicador referente a Gestão de Pessoas e calcula a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa dentro de um período, por meio da relação entre o fluxo de admissões e desligamentos com o quadro de colaboradores de um estabelecimento. Assim é possível comparar a proporção do quadro de funcionários que foi rotativa durante o período estudado.
Por que Bares e Restaurantes possuem um turnover elevado?
O setor de Bares e Restaurantes por tradição possui um índice de turnover elevado por alguns motivos, entre eles estão: horários de trabalho não convencionais, grande variação do fluxo de clientes e a sazonalidade. Apesar do da alta rotatividade, o volume de trabalho no setor é altíssimo e por isso atrai muitos jovens profissionais a começarem suas trajetórias profissionais na área da alimentação fora de casa. Muitos destes jovens profissionais procuram oportunidades com caráter temporário enquanto estudam ou procuram vagas em suas áreas mais específicas, ou seja, não encaram o trabalho como uma carreira.
Principais motivos para o turnover alto:
- Desmotivação ou falta de reconhecimento
- Problemas internos da equipe ou gestão
- Baixa remuneração
- Qualidade do ambiente de trabalho
Tipos de Turnover
Existem tipos diferentes de turnover que são classificados de acordo com a situação em que acontecem os desligamentos.
Disfuncional
Acontece quando um profissional importante e competente solicita o desligamento da empresa. Nessa situação o Restaurante ou Bar normalmente não consegue repor a vaga de uma forma rápida e eficaz. Isso deixa a equipe desfalcada por um tempo e acaba prejudicando a operação.
Um turnover disfuncional deve ser visto como um alerta para revisar a política de valorização dos colaboradores.
Funcional
Acontece quando um profissional insatisfeito e/ou com baixo desempenho solicita o desligamento da empresa. Muitas vezes o impacto é positivo para a equipe e para a operação pois o profissional desmotivado além de não ajudar a equipe, ainda atrapalha a energia de um bom ambiente de trabalho. A nova vaga ainda abre espaço para um profissional mais alinhado aos objetivos da empresa.
Involuntário
Nesse caso o desligamento parte da empresa e não do profissional e pode acontecer por diversos motivos, entre os principais estão: melhorar o ambiente de trabalho, trazer mais expertise ou reestruturar a equipe.
Como calcular o Índice de Turnover?
Você precisa de algumas informações em mãos para calcular o índice: quadro atual de funcionários da empresa e também a quantidade de colaboradores admitidos e demitidos no ano.
- Somar Admitidos e Demitidos
- Dividir o resultado por 2
- Dividir o resultado pelo número atual de colaboradores
- Multiplicar por 100 para ter o resultado em porcentagem %
Exemplo: Uma empresa contratou 7 novos colaboradores e 7 empregados deixaram o trabalho no último ano enquanto neste período a empresa tinha 35 funcionários no seu quadro.
7+7=14
14/2=7
7/35=0,20
0,20×100=20%
Isso significa que 20% do seu quadro não foram funcionários durante o ano todo.
Existe um turnover ideal?
Cada negócio e cada equipe são singulares e por isso não é possível definir o que seria um turnover ideal de maneira generalizada, mas até 10% é considerável aceitável. Números elevados no índice de turnover são sinais de que algo não está bem na empresa e por isso é importante saber calcular e acompanhar a sua taxa de rotatividade.
Todos gestor de Restaurantes e Bares busca continuidade em suas equipes, mas é possível que um certo nível de rotatividade ajude a evitar o comodismo nas equipes e também a manter somente os melhores profissionais no time.
7 Dicas para Diminuir a Rotatividade da equipe
1. Melhorar o processo de contratação
Se você deseja ter uma boa retenção de profissionais, é fundamental que você tenha um bom processo de contratação para filtrar os melhores candidatos de acordo com a características da vaga e da empresa. Durante as entrevistas, não se atenha somente a perguntas objetivas. É interessante que o candidato tenha a oportunidade de elaborar mais o que ele tem para dizer para que você possa analisar a capacidade de raciocínio e também de articulação.
Por exemplo: você pode perguntar onde o profissional trabalhou e ter um resposta objetiva com os nomes dos estabelecimentos. ou pode perguntar quais foram os aprendizados e desafios nas experiências passadas. A qualidade da resposta vai mudar muito e você vai ter mais chances de encontrar um profissional alinhado aos seus valores e competências necessárias.
2. Investir em treinamento e desenvolvimento profissional
O turnover não vai melhorar na hora que você contratar um bom profissional… Você precisa investir em material de treinamento e estimular uma cultura de desenvolvimento constante, a fim de engajar mais os profissionais e elevar o nível de qualidade do serviço.
Um bom material de treinamento pode trazer benefícios que vão além da diminuição a rotatividade:
- Equipe alinhada
- Novo protocolo sanitário
- Técnicas de venda para aumentar o ticket médio
- Melhoria na qualidade de atendimento
- Diminuição de erros
- Aumento de Produtividade
3. Investir na equipe e liderança
Bares e Restaurantes que possuem um nível de turnover controlado normalmente investem na liderança e gestão de pessoas. O ambiente é extremamente dinâmico e por isso exige que os profissionais tenham grande habilidade no relacionamento com pessoas.
Invista nos profissionais com potencial de liderança fazendo com que o funcionário se sinta importante ali dentro. Acompanhe o desenvolvimento das suas capacidades de gerenciar a operação e principalmente as pessoas. Considere até investir em cursos externos para acelerar o desenvolvimento e engajar o profissional.
4. Feedback da equipe
Uma forma de reduzir o seu turnover é entendendo melhor os motivos de insatisfação da equipe porque a partir do momento que você sabe qual é o motivo você pode fazer alguma coisa para melhorar. Seja criativo e procure maneiras onde os funcionários podem expressar suas opiniões de verdade e sem medo de algum tipo de represália. Existem diversas formas de coletar o feedback da equipe: formulários anônimos, caixa de sugestões, reuniões em grupo, etc. Encontre a forma que atende a sua necessidade e que deixe sua equipe a vontade, assim você deve conseguir feedbacks mais reais!
Mas veja bem… se você somente coletar o feedback mas não fizer nada a respeito o seu turnover deve continuar exatamente o mesmo. Agora com o feedback em mãos você tem mais clareza do que deve ser feito
5. Ofereça um ambiente agradável para trabalhar
As pessoas passam boa parte da vida no trabalho, então por que não tentar oferecer um ambiente bacana pra se trabalhar, né? O trabalho em equipe é um ponto chave para alcançar esse objetivo e precisa estar presente na cultura do negócio, nos conteúdos de treinamento e também na rotina dos líderes e supervisores.
- Comunicação não-violenta: crie uma cultura de comunicação amigável por meio do bom exemplo e da liderança consciente.
- Comunicação clara: a liderança deve receber e passar direcionamentos com clareza para todos os profissionais. As coisas fluem muito bem quando todos sabem exatamente o que precisa ser feito.
- Capacidade de resolver problemas: em uma única noite acontece tanta coisa dentro de um restaurante que as vezes é até difícil de explicar… E isso acaba sendo um tanto estressante. A melhor forma de resolver qualquer problema é através de uma comunicação clara e consciente que foca na solução e não no problema
O feedback dos funcionários vai te ajudar nessa tarefa constante.
6. Reconheça o bom trabalho
Bares e Restaurantes são extremamente dinâmicos e as vezes na correria você pode acabar esquecendo de reconhecer quem tem feito um bom trabalho. O grande problema é que um dos principais motivos de insatisfação dos profissionais é a falta de reconhecimento. Por isso, procure acompanhar a equipe em suas atividades e reconhecer as boas ações do seu time. Assim você consegue ganhar a confiança dos funcionários e aumentar o engajamento com a sua marca. Pense na sua comunicação como um fator motivador sempre que for se comunicar com os profissionais.
Elogie em público e chame a atenção no privado.
7. Ofereça desafios para a equipe
Desafios podem ser uma estratégia interessante para engajar a equipe! É preciso escolher um desafio que faça sentido para os membros da equipe e fazer um planejamento adequado, recomendo que tenha atenção a 3 detalhes importantes:
- Participação dos líderes da equipe na criação do desafio: ao inserir os líderes no planejamento você aumenta a receptividade da equipe em relação ao desafio.
- Ofereça um benefício para a equipe: é importante pensando em como o profissional vai receber o desafio, e você não quer que a equipe pense que o desafio só vai fazer com que elas trabalhem mais e não vão ganhar nada com isso. Porque aí o engajamento deve cair drasticamente…
Procure algo que seja dentro da sua realidade e seja criativo: ingressos de cinema, jantar, cupom em aplicativo, a até uma rodada de cerveja. Ouvir o feedback dos profissionais também pode te ajudar a encontrar uma forma legal de agradar a todos. - Metas devem ser alcançáveis: porque se a meta for muito difícil de atingir ela começa a atuar como fator desmotivador. Logo, é necessário encontrar algo que vai motivar o time, contribuir para o seu resultado e vai ser possível agradar a equipe.
Para diminuir a rotatividade, é preciso investir na sua equipe, no treinamento e na liderança. Na verdade, para ter um restaurante de sucesso é preciso investir em todas essas coisas.
Não se assuste quando souber o índice de turnover do seu estabelecimento porque como dito acima isso é normal no setor. Mas ao mesmo tempo, é extremamente importante entender os motivos por trás deste indicador e as consequências para o seu negócio.