switch app: solução completa para contratação de mão de obra freelancer e fixa

Switch App: conheça o Aplicativo para freelancers

Neste post vamos falar sobre uma novidade quentíssima: o lançamento do aplicativo Switch APP para freelancers. Nunca foi tão fácil agendar freelancers para seu estabelecimento ou encontrar vagas freelancers para diversos serviços por meio de um aplicativo para freelancers de bares, restaurantes, supermercados e muito mais.

 

A Startup Switch App

A empresa foi fundada em 2018 e o MVP (Projeto piloto) começou alguns meses depois, com o objetivo de ajudar empresas a encontrarem profissionais de acordo com a demanda de cada negócio. Ao mesmo tempo, ajudar profissionais a encontrarem oportunidades freelancers em diferentes estabelecimentos de maneira rápida e prática.

Os fundadores Robson, Júlia e Lucas têm anos de experiência no setor de foodservice e eventos. Na época, encontravam grandes dificuldades para conciliar estudos com o trabalho, principalmente em épocas de final de período. A Switch APP apareceu como uma solução para que universitários nessa condição, pudessem fazer a própria agenda e ter horários mais flexíveis, e também oferecer a possibilidade de renda extra para os profissionais da área.

Nesse momento o aplicativo Switch era um sonho que seria lapidado com a experiência dos usuários.

 

MVP – Projeto Piloto

No início, o único serviço disponível era de garçom e a empresa atendia somente restaurantes. Desde o começo a aceitação foi bem grande por parte de clientes e profissionais e a base de usuários começou a crescer de maneira orgânica por meio de indicações.

Com o passar das semanas, as empresas começaram a questionar se era possível solicitar profissionais para a cozinha também, e logo essa demanda dos clientes foi adicionada ao portfólio de serviços oferecidos pela Startup.

Depois de 6 meses de operação e muito relacionamento com os clientes, ficou muito nítido que a demanda se estendia para além de garçons e auxiliares de cozinha. Muitos estabelecimentos estavam buscando profissionais para funções de apoio como: cumim, copeiro, recepção, área kids e limpeza. Esses serviços também entraram na lista de serviços oferecidos e a aderência de usuários aumentou ainda mais.

Em 2020, a pandemia atingiu a sociedade fortemente e os impactos no setor de foodservice foram enormes. Muitos restaurantes ficaram fechados por quase 100 dias, muitos tiveram que demitir funcionários e não houve subsídio para passar pela crise. Por isso, a Switch App abriu o leque de clientes e passou a atender também com o serviço de limpeza residencial (faxina) e o setor de varejo com serviços como: carregador, repositor, embalador e limpeza

Até hoje já foram mais de 50 mil serviços realizados, mais de 300 mil horas de trabalho e mais de 3 mil profissionais beneficiados pela plataforma.

 

switch app: solução completa para contratação de mão de obra freelancer e fixa

Treinamento oferecido gratuitamente para os profissionais

Desde o momento, sempre foi uma preocupação dos fundadores que a plataforma oferecesse ferramentas gratuitas para que os profissionais pudessem aprender, se capacitar e melhorar o desempenho nos serviços. Por isso, a equipe desenvolveu uma série de treinamentos gratuitos que ensinam sobre os serviços disponíveis de maneira prática e direto ao ponto.

Os treinamentos são feitos em formato de vídeos, imagens e testes de fixação dos conteúdos e fazem parte do processo de cadastro. Em outras palavras, todos os profissionais cadastrados precisam de passar por pelo menos um dos treinamentos gratuitos.

Além do treinamento onboard (parte do cadastro), os profissionais recebem um material informativo sobre cada tipo de serviço em cada estabelecimento que é chamado de Manual do estabelecimento. Este material contém informações essenciais sobre o serviço e local para facilitar a adaptação dos profissionais em diferentes estabelecimentos.

Switch app oferece treinamentos gratuitos para os profissionais cadastrados

 

Lançamento do Aplicativo Switch

Switch app: o aplicativo para contratação de freelancer

 

Até Abril de 2021, toda a operação de cadastrar os usuários, receber os pedidos, enviar as vagas e selecionar os profissionais era feita via Whatsapp (acredita?!) e mesmo assim os resultados foram extremamente expressivos: os serviços tem média de satisfação de mais de 90%.

A empresa desenvolveu dois aplicativos para oferecer uma experiência ainda mais personalizada para os usuários:

  • Switch estabelecimentos
  • Switch profissionais

Os testes com usuários começaram em Março e os resultados foram ótimos! A partir do dia 15 de Maio, os apps estão disponíveis para Android e IPhone e foram lançados oficialmente na loja de aplicativos da Apple e da Google.

O aplicativo vai trazer tração e escala para o negócio que já tem como objetivo expandir suas fronteiras para novas cidades como São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Como funciona o aplicativo Switch

O processo é muito simples, os profissionais e empresas devem baixar o aplicativo para fazer o cadastro (profissionais precisam fazer o treinamento para finalizar o processo de cadastro). Depois disso, já estão ativos na plataforma.

 

Empresas

  • Agendar freelancers: é só clicar em solicitar ou pedir freelancers e informar o dia, horário e serviço desejado
  • Seleção do profissional: a Switch se encarrega de enviar as vagas para os profissionais e encontrar o mais apto de acordo com cada estabelecimento
  • Prestação do serviço: o serviço é prestado no dia e horário informados pela empresa
  • Pagamento: não precisa mais pagar o freelancer no fim do expediente, a Switch envia cobranças semanais referentes a todas as contratações feitas no período. Não tem mensalidade, nem taxa de adesão.
  • Avaliação do serviço: ao final do serviço, o aplicativo da empresa recebe uma popup solicitando a avaliação do serviço prestado. Dessa forma, a Switch consegue rankear os melhores profissionais e criar uma cartela de profissionais que podem atender a cada estabelecimento.

Freelancers para bares, restaurantes e supermercados

 

Profissionais

  • Ver as vagas: é extremamente fácil ver as vagas disponíveis, e é possível filtrar por data, serviço e localização para encontrar as vagas que mais te interessam, e se candidatar.
  • Seleção do profissional: a Switch se encarrega de enviar as vagas para os profissionais e encontrar o mais apto de acordo com cada estabelecimento.
  • Prestação do serviço: o serviço é prestado no dia e horário informados pela empresa
  • Pagamento: os pagamentos são realizados semanalmente, referente a todos os serviços prestados no período.
  • Avaliação do serviço: ao final do serviço, a empresa avalia a qualidade do serviço, e os profissionais  também têm a oportunidade de avaliar o estabelecimento

 

Download Switch App

Android

IPhone

 

Fácil né?

Este novo modelo de contratação por meio do aplicativo Switch pode ajudar muito o setor de foodservice e varejo na retomada das atividades pós-pandemia.

Conheça mais sobre a Switch App: profissionais | empresas

 

Gostou do artigo? Compartilhe para ajudar mais pessoas =)