Cardápio Digital: Quais as melhores opções?

A evolução da tecnologia está mudando a forma como os Restaurantes e Bares se relacionam com seus clientes. O crescimento do delivery é a maior prova disso, não é mesmo?

A pandemia do Corona Vírus pode ser considerada uma das maiores causas de transformações da história em quase todos os setores, inclusive o de Food Service. Com os protocolos sanitários reforçados, o cardápio tradicional acabou se tornando um risco de transmissão pelo fato de passar diretamente pela mão de vários clientes durante a noite, além do fato que a higienização com álcool danifica o material dos cardápios impressos. A opção de cardápio digital já existia no mercado há um tempo mas vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro de Restaurantes e Bares diminuindo os riscos de transmissão e melhorando a experiência dos clientes, visto que a maioria esmagadora dos clientes possuem smartphones e podem acessar o cardápio digital facilmente.

Neste post iremos abordar as principais vantagens do cardápio digital em restaurantes e, ao final, você terá acesso à lista dos melhores e mais conhecidos cardápios digitais do mercado para facilitar a sua escolha.

 

O que é o Cardápio Digital?

O cardápio digital é uma versão digitalizada, e muitas vezes interativa, do tradicional cardápio e funciona da seguinte forma: Ao sentar na mesa, o cliente aponta o celular para um QR Code e tem acesso ao cardápio completo do seu restaurante. Algumas soluções são integradas com o sistema de lançamentos trazendo mais fluidez para a operação, assim que o cliente seleciona os itens no cardápio digital em seu celular o pedido é enviado instantaneamente para a cozinha e para o bar começarem a produção. Chique, né?

 

Leia também: Sistema para Restaurantes e Bares: Quais as melhores opções?

 

Quais as vantagens do Cardápio Digital?

1) Atendimento mais rápido

Imagine toda essa economia de tempo:

  • O cliente nunca mais vai precisar chamar o garçom para ter acesso ao cardápio;
  • Seu funcionário não precisa passar horas do dia explicando detalhes sobre o prato. Você pode colocar fotos autoexplicativas e descrições quando quiser;
  • Facilidade para fazer alterações no cardápio (não precisa esperar a gráfica imprimir e entregar, já fica pronto na hora)

2) Flexibilidade de cardápios

Como já falamos, a inclusão de novos itens no cardápio é feita facilmente pela plataforma, além disso, você tem a possibilidade de fazer diversos testes de novos produtos ou até novos designs de cardápio sem precisar gastar com a impressão de novos materiais a cada nova mudança

 

3) Atendimento de um número maior de pessoas ao mesmo tempo

Não limite o atendimento das mesas pela quantidade de cardápio impressos disponíveis. Com o cardápio digital, todos as pessoas do seu estabelecimento tem acesso simultâneo pelo celular.

 

4) Redução dos erros nos pedidos

Com certeza o seu Restaurante ou Bar já passou pela infeliz situação de entregar o pedido errado para o cliente seja porque o garçom não conferiu os pedidos antes de deixar a mesa ou porque a cozinha não entendeu o que estava escrito na cozinha e às vezes até o cliente faz o pedido errado mesmo. Por meio da integração do cardápio digital com outros softwares de gestão do restaurante o cliente pode acessar o cardápio, escolher os itens que deseja e fazer o pedido pelo celular mas exist uma outra opção que  é o garçom realizar a solicitação do pedido com um celular ou um tablet integrado ao sistema de lançamentos.

 

5) Cardápios em diferentes idiomas

Imprimir cardápios em outro idioma? Nunca mais. No cardápio digital é possível criar o material em diversos idiomas.

 

 

Quais são os principais Cardápios Digitais do mercado?

São muitas as vantagens em se utilizar o cardápio digital em seu Restaurante ou bar. Mas você conhece as principais empresas que fornecem o serviço de cardápio digital no mercado? Separamos uma lista com os principais nomes que podem te ajudar a decidir qual é a melhor para o seu negócio no projeto do cardápio digital,

1 – Oimenu

Com o OiMenu, o restaurante deve utilizar tablets fixos ou móveis sobre as mesas. Com isso, faz-se necessário o investimento nos equipamentos. A plataforma possui grande aderência no mercado de foodservice.

2 – Qrpedir

Diferente da plataforma do OiMenu, com o Qrpedir o restaurante não precisa comprar equipamentos caros para sua equipe. O cliente pode acessar o menu e até realizar o pedido através do celular sem a necessidade de um funcionário para realizar as anotações.

3 – Goomer

O Goomer é uma das principais ferramentas do mercado. Utilizada em grandes redes por todo o Brasil.

Assim como o OiMenu, ela requer a utilização de tablets sobre as mesas. Seu grande diferencial está na sua extensão que permite a instalação de totens para autoatendimento.

4 – Get in app

O Get in app oferece a gestão de reservas e de filas além de oferecer o cardápio digital. Assim como o OiMenu e o Goomer, o aplicativo requer a compra de tablets para serem colocados sobre as mesas.

5 – Consumer

A proposta do Consumer é parecida com o Qrpedir, nele o cliente pode acessar o menu pelo próprio celular. Além disso, possível realizar pedidos, chamar o garçom e fazer uma avaliação ao final do atendimento.

 

É a hora de investir em um cardápio digital?

Se você deseja aumentar a produtividade do seu restaurante e ao mesmo tempo melhorar o atendimento e a experiência do seu cliente, o cardápio digital já é um grande avanço para o seu estabelecimento. Enquanto isso cabe a você analisar as opções e avaliar o atual cenário do seu negócio e escolher se é o momento de adquirir essa importante solução presente no mercado.

 

DICA BÔNUS

Se você não tem grana pra investir mas entende a necessidade de oferecer um cardápio digital para o seu cliente, eu tenho uma dica pra você fazer o sei próprio cardápio digital sem precisar investir nada.

  • Você precisa digitalizar o seu cardápio atual para o fomato PDF, fique tranquilo porque existem diversos aplicativos que fazem esse processo hoje.
  • Depois de digitalizado você deve fazer o upload na nuvem (recomendamos o Google Drive).
  • Na nuvem você consegue fazer o compartilhamento do link e transformá-lo em um QR CODE.
  • Os arquivos em PDF são interativos e é possível colocar links para chamar os clientes para as suas redes sociais ou site.
  • Imprima o QR CODE e disponibilize nas mesas

O cardápio não será integrado com o sistema de lançamento, mas já é um cuidado a mais que você oferece para o seu cliente.

 

 

 

Se quiser ter acesso a mais conteúdos como esse, navegue pelo nosso blog clicando aqui. e compartilhe com mais Donos de Restaurantes e Bares que você conhece. Nos vemos em breve!

Gostou do artigo? Compartilhe para ajudar mais pessoas =)