CNAE para Restaurantes e Bares: Como encontrar o do meu negócio?

A parte contábil da gestão de um negócio não é algo simples e requer muito cuidado e atenção por parte dos gestores, por isso é muito importante para o donos de restaurantes, bares e delivery entenderem o que é o CNAE, principalmente se ele deseja que o seu estabelecimento se enquadre no Simples Nacional, que é uma forma de facilitar o recolhimento de impostos de empresas desde micro e pequeno porte até médio porte.

 

O que é o CNAE?

O significado da sigla CNAE é Classificação Nacional de Atividades Econômicas e sua principal função é identificar e classificar as atividades econômicas das empresas. Seu objetivo é, entre outros, facilitar a administração pública, auxiliar a gestão tributária e evitar práticas ilegais. Por isso o CNAE pode variar conforme a atividade específica do estabelecimento.

Este post é para te auxiliar a encontrar o código CNAE do seu restaurante, bar, delivery, pizzaria, lanchonete, hamburgueria, e outros tipos de atividade.

 

 

Como encontrar o CNAE do seu Restaurante?

Primeiramente, recomendamos que os passos a seguir sejam realizados com o auxilio do seu contador afinal ele é o profissional qualificado para lhe apoiar na descoberta do código das atividades da sua empresa.

Para encontrar o CNAE do seu restaurante, você precisa acessar o site do IBGE -> Clique Aqui

Em seguida, você deve seguir uma das etapas abaixo.

 

 

1) Encontrando o CNAE para restaurantes pela aba de “Atividades”

Na aba “Atividades” escreva uma palavra-chave que descreva o seu negócio. No exemplo, iremos utilizar a palavra “Pizzaria”:

Na parte de “Classificação” selecione a opção “CNAE-Subclasses 2.3” (Ou a versão mais recente, dependendo de quando você está lendo este post).

No exemplo acima, se o meu estabelecimento for uma pizzaria delivery, a opção que mais se encaixaria para ser o CNAE do seu restaurante seria a “5620-1/04 – Pizzaria (Exclusivamente para entrega em domicilio, sem consumo no local); Serviço de alimentação”, onde o código CNAE seria a sequência de 7 dígitos: 5620-1/04.

 

No entanto, como no exemplo a seguir, nem sempre a atividade do seu negócio será facilmente encontrada:

CNAE-para-restaurante-bar-site-ibge-8-switch-app

Se esse foi o seu caso, veja as etapas

 

 

2) Encontrando o CNAE para restaurantes pela aba de “Estrutura”

Tendo acessado o buscador, clique em “estrutura”.

CNAE para Restaurantes e Bares: Saiba qual é o do seu estabelecimento site IBGE

Fonte: Site do IBGE – Concla

Agora você deverá pesquisa pela seção, divisão, grupo e classe que mais se encaixa nas atividades do seu restaurante. Vamos a um exemplo:

Digamos que você possui uma Hamburgueria e deseja sabe o CNAE do seu restaurante. Primeiramente, você irá:

 

a) Procurar pela seção: I – Alojamento e alimentação

CNAE-para-restaurante-bar-site-ibge-switch-app

Fonte: Site do IBGE – Concla

Essa é a seção em que os Restaurantes, bares, delivery, Buffet e outros estabelecimentos do setor de alimentação estão. Além disso, ele engloba negócios de alojamentos como Hotéis e Pousadas.

 

b) Procure pela Divisão: 56 – Alimentação

CNAE-para-restaurante-bar-site-ibge3-switch-app

A Divisão 56, é destinada a serviços exclusivamente de alimentação e bebidas.

 

c) Procurar pelo Grupo, Classe e Subclasse do seu estabelecimento

Assim a partir daqui, é interessante que você explore as opções afim de encontrar o grupo que mais se encaixa nas atividades exercidas pelo seu negócio.

CNAE-para-restaurante-bar-site-ibge8-switch-app

Dessa forma, no exemplo do CNAE para restaurantes do setor de Hamburgueria, a atividade em que ela mais se enquadra é na classificação de “Lanchonetes”.

GRUPO

56.1 restaurante e outros serviços de alimentação e bebida;

🢃

CLASSE

56.11-2 — restaurante e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebida;

🢃

SUBCLASSE

5611-2/03 — lanchonetes, casas de sucos, chás e similares.

 

 

Seguindo os passos acima, você poderá encontrar o CNAE do seu restaurante. Lembre-se que a escolha do código poderá influenciar na forma como o seu estabelecimento irá recolher os devidos impostos, sendo assim, é indispensável a presença de um profissional da área de contabilidade para a definir a classificação correta do seu Bar, Restaurante, Delivery, entre outros.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então navegue pelo nosso blog clicando aqui e compartilhe com mais Donos de Restaurantes e Bares que você conhece. Nos vemos em breve!

Gostou do artigo? Compartilhe para ajudar mais pessoas =)