Delivery para Restaurantes, Bares e Supermercados. Vamos trazer sugestões para ajudar as empresas a conseguirem melhores resultados em suas operações e uma dica muito especial para qualquer estabelecimento!
O serviço de delivery para Restaurantes já acontece há muito tempo e há quem diga que o primeiro de todos aconteceu na Itália no fim do século 19 mas independentemente de como começou, todos concordam que este serviço sofreu grandes alterações nos últimos anos e que durante a pandemia se tornou um serviço essencial para a sociedade.
O serviço deixou de ser por telefone fixo e se tornou online.
As empresas que enviavam ímãs de geladeira agora mandam mensagens direto para seus clientes.
A tecnologia possibilita receber pedidos online e existem diversas maneiras para um micro e pequeno empresário receber pedidos dos clientes.
Hoje existem 3 tipos de Serviços de Delivery para Restaurantes
- Delivery Próprio
- Aplicativo Próprio
- Plataformas de Delivery
Cada um tem seus pontos positivos e negativos e vamos falar um pouquinho sobre cada um deles
1. Delivery Próprio para Restaurantes
O Delivery próprio é modelo que se assemelha ao serviço de entrega antes de “viralizar na internet”. O estabelecimento é o responsável por tudo que envolve a operação do delivery
- Receber os pedidos: o que antes era feito somente por telefone hoje também acontece pelo WhatsApp e Messenger
- Entregadores contratados: nesse modelo o entregador é como um garçom do estabelecimento que entrega os pedidos nas casas das pessoas. Por isso o empresário precisa de contratar o motoboy que ficará a disposição do estabelecimento a noite toda. A contratação muitas vezes é feita de maneira informal trazendo grandes riscos para a relação.
- Controle de vendas e do tempo do pedido: toda a gestão do delivery desde os custos envolvidos até o tempo dos pedidos deverá ser feita pela empresa
- Pontos positivos: o restaurante fica com 100% do valor da venda e oferece uma relação mais pessoal com o cliente
- Pontos negativos: o custo fica relativamente alto nos dias que não tem muitas vendas no delivery, e o marketing do restaurante é a única forma de adquirir novos clientes.
Dica
Se você utiliza ou pretende usar o sistema de delivery próprio, recomendamos que você invista no Marketing Digital da sua empresa. A sua presença nas redes sociais deve ser grande divulgando conteúdos sobre a marca, promoções e atrativos para os seus clientes.
Uma ótima forma de divulgar e atrair clientes é usando o Food Porn. Se você não conhece o termo, não tem problema. Essa estratégia consiste basicamente em tirar fotos e vídeos das comidas mostrando as cores e texturas para deixar o cliente com água boca e ao mesmo tempo mostrar toda a qualidade do seu produto. Vale a pena pesquisar mais e fazer suas próprias imagens.
2. Aplicativo Próprio de Delivery
Outra solução para o serviço de Delivery para Restaurantes é desenvolver o próprio aplicativo de delivery. Mas você já deve estar pensando que precisa de ter muito dinheiro para utilizar esse modelo… Sim, criar um aplicativo não é uma tarefa fácil e nem barata. Mas hoje existem empresas com aplicativos praticamente prontos onde você pode personalizar com as cores da sua marca e sua logo.
- Receber os pedidos: os pedidos realizados no aplicativo são enviados para o lojista que recebe todos os pedidos
- Entregadores contratados: nesse modelo o estabelecimento precisa ter seus próprios entregadores
- Controle de vendas e do tempo do pedido: as empresas que desenvolvem os aplicativos oferecem relatórios das vendas e o lojista informa o tempo de preparo dos pedidos no sistema
- Pontos positivos: o aplicativo tem a identidade do restaurante e o lojista fica com 100% do valor das vendas
- Pontos negativos: custo inicial um pouco elevado em relação as outras opções, é necessário ter seus entregadores contratados, os clientes precisam baixar o aplicativo e depende do marketing do restaurante para adquirir clientes
Dica
Se você optar por esse modelo, a dica que eu posso te dar é: pesquise muito antes de fechar a parceria! Além de se atentar para o valor você deve ficar de olho no prazo do serviço e principalmente no suporte da empresa.
O suporte é um ponto chave na contratação de qualquer plataforma. É certo que em algum momento algum erro vai acontecer, o importante é ter um suporte acessível que vai te ajudar quando precisar.
3. Plataformas de Delivery para Restaurantes
O tipo de serviço de delivery que mais cresce é o das Plataformas de Delivery principalmente porque elas foram criadas para serem acessadas a qualquer momento no seu smartphone. É só baixar um app, colocar o seu endereço e acessar diversas opções de restaurantes e mercados.
As plataformas têm um banco de entregadores profissionais que permite ao empresário entregar seus produtos na casa do cliente mesmo sem ter um motoboy contratado. Além disso, o restaurante tem acesso a uma base de clientes que são os usuários da plataforma e com certeza essa base de cliente é muito maior q
ue a do restaurante.
A forma de cobrança varia entre as plataformas mas a maioria costuma cobrar taxas mensais e também percentual sobre a venda realizada dentro da plataforma.
Por um lado elas oferecem um acesso maior a clientes e entregadores mas por outro lado elas diminuem a margem da empresa.
- Receber os pedidos: o lojista tem uma plataforma onde recebe todos os pedidos
- Entregadores contratados: nesse modelo o estabelecimento consegue fazer entregas utilizando o banco de entregadores das plataformas sem precisar de contratar funcionários
- Controle de vendas e do tempo do pedido: a plataforma do lojista oferece relatórios detalhados das vendas e você informa o tempo dos pedidos
- Pontos positivos: o restaurante tem acesso a diversos clientes e entregadores. As plataformas disponibilizam cupons de desconto estimulando os usuários a comprar cada vez mais.
- Pontos negativos: quanto mais o estabelecimento vende mais ele precisa pagar para as empresas.
Hoje existem diversas empresas fazendo este serviço de delivery, e pra te ajudar a saber qual é a melhor para você, vamos falar um pouco sobre as principais Plataformas atualmente no Mercado
Ifood
A empresa já era a maior referência nacional para este tipo de serviço e durante a pandemia o Ifood se consolidou ainda mais como líder de mercado. Hoje já soma mais de 60 mil estabelecimentos cadastrados e milhões de pedidos mensais. Consequentemente esses números significam uma coisa: o ifood é mais que um canal de delivery… ele é um canal de clientes!
Uber Eats
A gigante americana conhecida inicialmente pelo aplicativo para motoristas e passageiros começou suas operações de delivery em 2014 e pouco mais de três anos depois iniciaram suas operações no Brasil.
A empresa não costuma cobrar taxa de adesão mas tem uma das taxas mais altas do mercado podendo chegar a até 30%
Rappi
A Rappi é uma startup Colombiana que oferece serviço de delivery em diversos países da América Latina e está no Brasil desde 2017.
As taxas variam de acordo com o modelo escolhido pelo lojista, mas existe uma mensalidade em torno de R$100 e mais taxas sobre a venda e pagamento dentro da plataforma.
Shipp
É a empresa capixaba conhecido por fazer delivery de tudo! Além de Restaurantes e Bares a empresa levou a ideia do delivery ao extremo: lojas, supermercados, papelarias, padarias e tudo.
O cliente pode pedir o que quiser até mesmo de estabelecimentos que não são cadastrados e o entregador faz a compra e leva até o consumidor. A empresa também conhecida pelo ótimo atendimento ao cliente e aos lojistas.
Novidade para ajudar a operação de Delivery para Restaurantes e Supermercados
O delivery está muito em alta e tem sido a salvação de muitos estabelecimentos. Mas aos poucos os clientes estão voltando a frequentar Restaurantes e Bares e o serviço in loco pode ficar sobrecarregado em dias de mais movimento de clientes e o serviço de Delivery também! Isso pode facilmente se tornar um problema operacional para o lojista e quem sofre a consequência é o cliente.
Poucos sabem mas existe uma nova modalidade de trabalho específica para auxiliar Bares, Restaurantes e Supermercados.
É o SHOPPER. A Switch, startup capixaba de serviços para restaurantes e supermercados, desenvolveu essa nova função onde o lojista contrata sob demanda e por hora. O foco do profissional é auxiliar todo o processo de delivery do estabelecimento, desafogando a equipe para conseguir atender os clientes com qualidade.
O trabalho é semelhante ao de um “garçom do delivery” que vai receber os pedidos nas plataformas, passar as informações para a equipe da cozinha e organizar as embalagens para otimizar o tempo de entrega. O Shopper também é encarregado de acompanhar os motoboys e entrar em contato com o suporte da plataforma caso seja necessário.
Conclusão
Escolha a melhor opção para o seu delivery e para o seu cliente!
O serviço de delivery para restaurantes pode ser feito de maneiras diferentes e por empresas diferentes e por isso cabe ao empresário entender as opções e fazer as contas com as diferentes taxas de cada modelo pra saber qual é a melhor solução para o seu negócio.
As plataformas vêm obtendo resultados espetaculares ao oferecer diversas opções dentro do mesmo aplicativo e como foi dito anteriormente, elas têm milhões de usuários compradores conectados neste exato momento. Não é inteligente desconsiderar o grande poder de aquisição que as marcas trazem, além do fato de contar com toda a praticidade logística para a empresa no entanto tudo isso tem um custo.
Além de pensar no sistema de delivery é necessário preparar a sua operação para esse serviço. E nunca se esqueça: o cliente vai ser o maior afetado por uma escolha ruim por isso a opção de contratar Shoppers sob demanda é muito válida para garantir a operação fluindo sem aumentar seu custo fixo.