Embalagens sustentáveis para delivery: Um Guia Completo

Embalagens sustentáveis para delivery: Um Guia Completo

Já parou para pensar na importância das embalagens sustentáveis para o delivery?

Pois é, a conscientização ambiental é um assunto que está ganhando cada vez mais espaço na sociedade atual e não é por acaso. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que a população urbana brasileira gera cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente. Desse montante, apenas 13% é encaminhado para a reciclagem.

Dados como esse nos mostram que a preocupação com os impactos ambientais não é apenas uma moda, é uma necessidade.

Sendo assim, criamos este material para que você fique por dentro dos diferentes tipos de embalagens sustentáveis e possa incorporar essa iniciativa no seu delivery.

 

O que são embalagens sustentáveis?

O que são embalagens sustentáveis?

 

Consideram-se sustentáveis, as embalagens produzidas a partir de materiais recicláveis ou orgânicos. Portanto, não utilizam muitos recursos naturais na fabricação e/ou tem pouco impacto no meio ambiente após o descarte.

 

Faça uma escolha segura

O material e o tipo de embalagem sustentável deve ser escolhido de acordo com o alimentos que você entrega. Parece meio óbvio, porém muitos negócios erram na escolha ou não se atentam nos problemas que isso pode gerar depois.

Por isso, falaremos mais a frente sobre os tipos de materiais sustentáveis para embalagens de delivery, porém quando se trata de estrutura da embalagem, existem algumas perguntas que você deve fazer para efetuar uma boa escolha:

 

Pergunta 1: A embalagem conserva a temperatura?

Ter uma embalagem sustentável, mas que não conserva a temperatura do alimento é trocar um problema por outro. Não é mesmo? Faça testes com o material que você está pensando em adotar no seu delivery. Você procura não só um material sustentável, mas também funcional.

 

Pergunta 2: Ela “aguenta o tranco”?

Sabemos que o sistema de entregas é bastante corrido e muitas vezes o pacote irá se movimentar bastante nas costas do motoboy. Primeiramente, certifique-se de que sua embalagem sustentável não será danificada facilmente durante as entregas.

 

Pergunta 3: Como ficará a apresentação da sua empresa?

A personalização da embalagem deve ser um dos pontos que você deve avaliar. Lembre-se que para um delivery, a aparência da embalagem é de extremamente importância!

Dessa forma, existem vários tipos de embalagens sustentáveis no mercado com inúmeras formas de personalização. Mostre sua identidade através dela.

 

 

Tipos de materiais de embalagens sustentáveis

Como prometido, agora apresentaremos os principais tipos de materiais de embalagens sustentáveis para que você possa se guiar e fazer uma boa escolha para o seu delivery. Vamos lá?

 

1. Alumínio

Embalagem de alumínio

O alumínio é um material muito versátil e as embalagens são 100% recicláveis. Além disso, co processo de reciclagem após o derretimento, ele serve de matéria-prima para a confecção de diversos outros produtos.

Essas embalagens, além de sustentáveis, são excelentes para manter a temperatura dos alimentos.

Um ponto negativo é a sua capacidade de customização. Com ele, é um pouco mais difícil fazer uma personalização e imprimir uma boa identidade visual para a sua marca. Por outro lado, a opção para isso é personalizar os demais materiais que compõem a sua embalagem (Sacola kraft, panfletos, potinhos, copos, entre outros).

 

2. Papel Kraft

Embalagens sustentáveis para delivery: Um Guia Completo - Embalagem Papel Kraft

 

O papel kraft é feito através de uma mistura de diferentes tipos de fibras de celulose, por isso o material é bastante resistente e muito flexível.

O kraft é uma das opções mais conhecidas de embalagem sustentável. Além de ser 100% reciclável, o material aceita impressões e customizações de diversos tipos.

Portanto, use sua criatividade e imprima uma identidade visual bacana para os clientes do seu delivery.

 

3. Papelão

Embalagens sustentáveis para delivery: Um Guia Completo - Embalagem Papel Kraft -Switch App Freelancers Restaurantes Bares Supermercados Papelão

 

Outro material muito presente em nossas vidas e é 100% reciclável é o papelão. Assim como o Papel Kraft, as embalagens de papelão são muito resistentes e fáceis de customizar.

Esse tipo de embalagem sustentável é muito fácil de se encontrar em possui diversas opções de formas, tamanhos, cores e estilos.

 

4. Papel Plantável

Imagine uma embalagem não só sustentável mas também capaz de se tornar uma planta! Parece mentira, mas não é. Papéis plantáveis (ou sementes) são embalagens de papel reciclado com sementes incorporadas.

Após a utilização, o usuário pode colocá-lo em um vaso de plantas, regar e cultivar sua nova plantinha. Muito legal, não é? É o seu branding florescendo.

 

5. Fécula de mandioca

Embalagens sustentáveis para delivery: Um Guia Completo - Embalagem Fécula de mandioca -Switch App Freelancers Restaurantes Bares Supermercados

Oka bioembalagens

 

As embalagens de fécula de mandioca são 100% biodegradáveis. O interessante é que essas embalagens além de serem sustentáveis, ela nutrem a terra como forma de adubo ao serem descartadas.

Opções como essa estão se tornando cada vez mais fáceis de se encontrar na internet. Pesquise seus valores e veja se é viável a utilização desse tipo de embalagem no seu negócio.

 

6. Plástico PLA

 

Muito se fala sobre os malefícios do plástico para o meio ambiente. O material pode levar de 500 a 1000 anos para se decompor na natureza!

Felizmente, existe uma alternativa ecológica para esse material: O chamado Plástico PLA.

O plástico PLA (poliácido láctico) é um polímero biodegradável obtido de fontes renováveis como milho, beterraba e mandioca. Diferente do plástico convencional, o PLA leva de 6 meses a dois anos para se decompor na natureza. Incrível, não é?

O material é muito utilizado como uma opção de embalagem sustentável para alimentos. Ele pode ser usado para fazer: embalagens alimentícias, sacolas plásticas de mercado, garrafas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, impressão 3D e muitas outras coisas.

 

7. Vidro

 

Isso mesmo! O vidro é feito a partir da areia, material abundante em nosso planeta, além disso ele é 100% reciclável e reutilizável.

Ele é reciclável, pois após o seu derretimento é matéria-prima para diversos outros produtos. Também é reutilizável, pois pode servir para armazenar diversas coisas em nossas casas, não é mesmo?

Se no seu delivery tiver a possibilidade de se utilizar esse material, implemente sempre pensar duas vezes.

 

Dica extra

Além de ter a oportunidade de contribuir com a conservação do nosso planeta, mostrar que a sua empresa se preocupa com a sustentabilidade é uma estratégia de marketing incrível.

Como fazer isso?

  • Informe o seu cliente de que ele está consumindo o seu produto em uma embalagem sustentável
  • Se possível, descreva a forma correta de descarte do material ou inclua ideias de reaproveitamento da sua embalagem
  • Onde informar: Na própria embalagem, em suas redes sociais e no aplicativo de delivery

 

Vantagens:

  • Você está realmente contribuindo para preservar o nosso planeta
  • Maior identificação entre a sua empresa e o seu cliente
  • Demonstra a seriedade e o compromisso do seu estabelecimento
  • Possibilidade de recorrência de pedidos do seu cliente, pois ele sabe que com você ele colabora com o meio ambiente

 

Agora é com você!

Pesquise sobre cada tipo de embalagem sustentável falada aqui e analise qual faz mais sentido para o seu negócio e para o seu produto.

Saiba que a sua contribuição é muito importante para reduzir impacto ambiental e ajudar o nosso planeta.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acesse o Blog da Switch e siga nosso Instagram. Até a próxima!

Gostou do artigo? Compartilhe para ajudar mais pessoas =)