Marketing para Restaurantes e Bares: 7 dicas de ouro para adotar hoje!

A internet certamente trouxe novas e incontáveis formas de relacionamento entre clientes e empresas e para o setor de alimentação não foi diferente. A procura por Marketing para Restaurantes, Bares e Delivery aumentou de uma forma surpreendente e a quantidade de estabelecimentos com opções apenas para entrega cresceu de maneira impressionante.

Mas, como se destacar em meio a tanta concorrência? É sobre isso que falaremos neste post.

As dicas que falaremos aqui servem para todos os tipos de Restaurantes e Bares (Delivery ou não).

 

7 Dicas de Ouro para Marketing em Restaurantes e Bares

Dica 1 – O boca a boca não morreu, apenas mudou!

Você já ouviu alguém falar que hoje em dia, com a tecnologia, o boca a boca perdeu a força? Eu já, muitas vezes. A verdade é que o Marketing para Restaurantes é extremamente mais efetivo quando a indicação está presente. Vamos imaginar duas situações:

Situação 1 – Você vê uma publicação de uma hamburgueria gourmet que você não conhece. O post contém uma bela foto de um hambúrguer aparentemente muito saboroso.

Situação 2 – Você se encontra com aquele amigo que ama hambúrguer, na conversa ele fala que comeu um hamburgão há pouco tempo que você precisa provar! Ele descreve o hambúrguer e aproveita para te mostrar a foto que ele mesmo tirou com o celular enquanto estava no estabelecimento.

Em qual das duas situações você teria mais confiança para degustar essa maravilha? É bem provável que, na segunda situação, no meio da conversa você já estaria “sacando” o seu celular para fazer o seu pedido no ifood, não é mesmo?

“OK, mas como fazer com que as pessoas divulguem o meu produto?”

Veja agora algumas estratégias em que o boca a boca pode ser explorado pelo seu marketing para restaurante ou bar:

  • Faça campanhas de descontos ou vantagens para quem publicar e marcar o seu estabelecimento nas redes sociais;
  • Invista na experiência do cliente, o que você pode fazer para que o cliente queira compartilhar uma publicação do seu produto? Certas lanchonetes e hamburguerias, por exemplo, derretem o queijo no sanduíche diretamente na mesa do cliente.

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E aí, você compartilharia? Pense em como você pode utilizar esse exemplo para gerar ideias de marketing para restaurantes e bares agora mesmo!

  • Crie publicações que incentivem engajamento. Alguns exemplos: “Marque aquela pessoa com quem você comeria essa maravilha” ou “Marque aquele amigo que te deve um hamburgão como esse”. Use a sua criatividade!

Dica 2 – Invista em fotografias e vídeos

Marketing para Restaurantes e Bares: Dicas para você aplicar ainda hoje

Uma das principais  no marketing para Restaurantes e Bares hoje em dia, sem dúvida, são as fotografias e os vídeos.

Em redes sociais como Instagram, Facebook e Pinterest, fotos e videos bem tirados podem ser as ferramentas que irão alavancar substancialmente o número de compartilhamentos dos seus produtos. Além disso, levará a um maior conhecimento do seu estabelecimento e, consequentemente, mais vendas.

Primeiramente, vamos quebrar um paradigma muito comum dentro do marketing para restaurantes e bares:

Você NÃO PRECISA investir rios de dinheiro em equipamentos para fotografia.

Comece utilizando o equipamento mais presente em todas as horas do seu dia: Seu celular.

Existe uma infinidade de vídeos e materiais dentro da internet que podem te ensinar a realizar fotos e vídeos incríveis dos seus produtos. Para isso, faça buscas por “Foodporn” ou “Fotos de alimentos” no Youtube e aplique as melhores práticas no seu negócio.

Tenho certeza de que você não vai se arrepender nem um pouco de tempo que irá dedicar a isso.

 

Dica 3 – Cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio

Muitas pessoas pesquisam por restaurantes, bares e lanchonetes no Google. Através do Google Meu Negócio ele poderá encontrar seu estabelecimento nos resultados de pesquisa do Google Maps. Veja o exemplo abaixo:

Marketing para Restaurantes e Bares Switch App
Fonte: Pesquisa no Google

Caso seu estabelecimento já esteja cadastrado, certifique de preencher e atualizar todas as informações do seu negócio, incluir fotos incríveis dos seus alimentos e inserir suas redes sociais e site (se tiver).

Este é mais um passo importante para uma boa presença online no marketing para restaurantes e bares.

 

Dica 4 – Invista em links patrocinados

Falei grego? Calma que vou explicar.

Se você utiliza o Instagram ou Facebook já deve ter visto publicações com um selo de “Patrocinado” logo abaixo do nome do perfil (Ver imagem abaixo). Veja o exemplo de um link patrocinado da Switch, uma plataforma de freelancers para restaurantes, bares e supermercados:

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Nesse tipo de publicação, você investe dinheiro e o Facebook (e Instagram) mostra a sua imagem ou video para diversos potenciais clientes no seu bairro, cidade, estado, país ou até no mundo todo. Você é quem decide.

As vantagens desses link são diversas, dentre elas as mais importantes são:

  • Alcance imensamente maior de suas publicações até potenciais clientes;
  • Você segmenta da maneira o seu público. Por exemplo: Homens, com idade entre 20 e 45 anos, com interesses em Hamburgueria, Comidas Fastfood, entre outras coisas.
  • Caso tenha o contato (E-mail ou celular) dos seus clientes, você pode anunciar promoções e novidades através dos anúncios, além de poder encontrar pessoas “parecidas” com as que já frequentam o seu negócio
  • Criou aquele video no estilo “Foodporn”? Faça com que mais pessoas vejam e desejem visitar o seu estabelecimento!

O objetivo desse post não é ensinar como fazer esse tipo de anúncio. Mas se desejar saber mais sobre o assunto. Pesquise sobre Facebook Ads e Google Ads através do Youtube, Facebook, Instagram ou Google.

Aprenda tudo o que puder sobre os links patrocinados e você verá o potencial imenso essas plataformas possuem de alcançar clientes para o seu negócio.

 

Dica 5 – Mostre os bastidores

Os stories do Instagram abriram espaço para novas formas de interação entre negócios e pessoas.

Mostre a equipe de trabalho para seus clientes, curiosidades sobre o seu restaurante, ingredientes, montagem dos pratos, enfim, sua empresa como ela é.

As pessoas tem uma tendência de se envolverem e se conectarem com empresas que demonstram pessoalidade e no marketing para restaurantes e bares não é diferente.

 

Dica 6 – Invista na recorrência

Quem melhor para comprar de você do que alguém que já é seu cliente? Por isso é interessante que o seu o marketing do seu restaurante trate o cliente recorrente com “carinho”, ele é um grande divulgador do seu negócio.

Ofereça cupons de desconto com prazos de validade, envie recados escritos a mão para o seu cliente que pediu comida pelo seu delivery, crie cartões de fidelidade, descontos para aniversariantes, enfim, use a sua imaginação! Pode ter certeza, que iniciativas como essas irão gerar excelentes frutos para a sua empresa e a forma como ela é vista no mercado.

 

Dica 7 – Esteja presente nos aplicativos de delivery

Sabemos que o grande vilão dos estabelecimentos que entram nos grandes marketplaces de delivery como Ifood, Ubereats, Shipp e outros é a taxa de intermediação. No entanto, os mesmo tem sido utilizados como grandes instrumentos de conhecimento de marca para os negócios locais.

Os aplicativos de delivery, muitas vezes podem não dar o retorno desejado se o seu olhar estiver apenas na margem de lucro da venda. Porém, eles sem dúvida nenhuma trarão uma visibilidade imensa para o seu restaurante, o que, alinhado a uma boa estratégia de retenção de clientes, poderá alavancar de maneira fantástica as vendas do seu negócio.

 

Conclusão

Essas foram as 7 dicas de ouro de marketing para restaurantes e bares. Além disso, envolva-se cada vez mais no assunto, busque por referências em estabelecimentos conhecidos, construa a presença online e offline do seu restaurante de maneira consistente e fique ligado as novidades do mercado. Resultados incríveis viram com toda certeza!

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