Atendimento em Restaurantes: 9 dicas para vender mais

9 Dicas para melhorar atendimento em Restaurantes ou Bares e ainda vender mais. Todo gestor de Bares e Restaurantes vive uma busca constante para oferecer a melhor experiência para seus clientes ao mesmo tempo que consegue aumentar suas vendas e a lucratividade do negócio. Por isso separamos algumas dicas simples para a elevar a qualidade do atendimento ao cliente e ajudar a sua equipe a vender mais sem ser chato.

 

Atendimento em Restaurantes: 9 dicas para atender melhor e vender mais

  1. Atender a Fila de Espera
  2. Acompanhar até a mesa
  3. Oferecer bebidas enquanto analisam o cardápio
  4. Apresentação para o cliente
  5. Recomendação de pratos
  6. Conferir os pedidos antes de deixar a mesa
  7. Checar a qualidade dos pratos
  8. Oferecer cafézinho e sobremesa
  9. Pegar feedback com os clientes

 

  1. Atender a Fila de Espera

 

Este é o típico problema bom para se resolver, né? Se tem fila de espera é porque tem cliente!

Seu negócio precisa estar preparado para esse tipo de situação mesmo que nunca tenha acontecido antes com você. O momento de chegada dos clientes é super importante para criar uma boa impressão e você pode encantar seus clientes! O que é necessário para quem trabalha com atendimento em restaurantes e também deseja aumentar o ticket médio.

Instrua sua equipe a:

  • Abordar os clientes na fila de espera de maneira educada
  • Perguntar quantas pessoas são
  • Pegar os dados dos clientes (nome, email, telefone)
  • Sugerir aperitivos e bebidas enquanto os clientes aguardam sua mesa

Com essa técnica você estimula o cliente a pedir algo num momento em que ele nem sempre está acostumado e por isso existe uma chance boa de conseguir vender mais aperitivos e drinks e por outro lado você tem os dados dos clientes para enviar promoções e mensagens personalizadas elevando ainda mais o nível da experiência

 

2. Acompanhar até a mesa

Acompanhar os clientes até a mesa faz com que eles sintam-se importantes e valorizados naquele local. Essa técnica é boa para deixar o cliente se sentindo bem a vontade e ainda ajuda a organizar melhor as mesas de acordo com a rotatividade de clientes.

Enquanto o garçom ou equipe de recepção fazem o direcionamento do cliente, o estabelecimento tem uma chance de criar uma relação mais próxima e intimista com o público.

  • Perguntar se já conhecem a casa ou se estão ali pela primeira vez
  • Fazer uma breve descrição do local e cardápio

 

Leia também o artigo: Como lidar com as mudanças na equipe durante a paralisação

 

3. Apresentação para o cliente

O garçom deve ter o cardápio em mãos na hora em que os clientes sentam-se a mesa, porém é possível ir além e trazer mais qualidade para o atendimento de uma forma personalizada.

“Boa noite, meu nome é João e eu que vou atendê-los hoje, aqui estão os cardápios. Se vocês tiverem qualquer dúvida ou precisarem de qualquer coisa é só me chamar. Estarei aqui por perto atendendo as mesas vizinhas.”

Assim o cliente pode se comunicar com sua equipe pelo nome e sem nem que ele perceba, começa a se conectar mais com o local e evita o sentimento do cliente se sentir deslocado ou que não está recebendo a atenção devida.

 

Atendimento em Restaurantes: 9 dicas para seu restaurante atender melhor e vender mais

 

4. Oferecer bebidas enquanto analisam o cardápio

 

O erro que muitos cometem é deixar o cardápio na mesa e sair da vista do cliente sem tentar vender mais nada nesse momento. Por isso é interessante perguntar se os clientes desejam algum tipo de bebidas enquanto analisam o cardápio. Pode até parecer uma bobeira ou que isso não faz muita diferença.. Mas o segredo dessa técnica é aumentar a quantidade de rodadas de bebidas que os clientes, e por esse motivo que o foco da sugestão deve ser principalmente em drinks que tradicionalmente possuem uma margem de lucro interessante.

Se você passar a vender mais uma rodada de drinks a mais para cada mesa vai ver seu ticket médio aumentando consideravelmente.

Leia também o artigo sobre Cardápio Digital

 

5. Recomendação de pratos e drinks para vender mais

Instrua a sua equipe sobre quais são os melhores produtos para recomendar para clientes que estiverem em dúvidas ou que tem o costume de pedir o “especial da casa”. Você precisa definir quais são os melhores pratos e drinks a serem recomendados e passar isso para a equipe. Escolha 3 pratos como as principais indicações da casa:

  • Mais vendido: quando alguém compra o “mais vendido” já tem uma segurança maior e a chance de boa aceitação é grande
  • Com mais elogios: se as pessoas elogiam é porque o produto é bom e merece ser recomendado (cuidado com pratos muito excêntricos, vai no que é certo! você não quer que a recomendação se vire contra o estabelecimento
  • Maior margem de lucro: informe a equipe quais são os produtos com maior margem para que eles possam recomendar para os clientes

Importante: a recomendação precisa ser para o cliente! Não vale de nada se o cliente se sentir manipulado a comprar algo que não seja do seu interesse.

 

6. Conferir os pedidos antes de deixar a mesa

Conferir os pedidos antes de deixar a mesa não vai fazer o seu restaurante vender mais mas pode ajudar a diminuir possíveis insatisfações de clientes e também os erros de lançamento nos pedidos (menos dinheiro indo pro ralo). Essa técnica é bem simples e deveria fazer parte de todo conteúdo de treinamento de equipe de restaurantes e bares.

O garçom não deve confiar somente na memória, por isso deve anotar todos os pedidos. Após todos os clientes da mesa realizarem seus pedidos:

“Com licença, gente. Eu anotei todos os pedidos e vou conferir com vocês rapidinho pra não ter erro, ok?”

 

É verdade! Implemente esta cultura no seu estabelecimento para evitar erros de lançamento e passar ainda mais credibilidade para seus clientes.

 

7. Checar a qualidade dos pratos e drinks

Não espere mais do que 3 minutos após servir os pratos e drinks para retornar à mesa e checar a qualidade dos produtos e quem lida com atendimento em restaurantes sabe que o timing é muito importante.

“Com licença, gente. Como estão os pratos? Tudo certinho?”

Assim como o item anterior, essa técnica passa credibilidade e cuidado com o cliente. Mas por que 3 minutos? A ideia é que não pode demorar mas também não pode ser com 30 segundos. É necessário dar um tempo mínimo para a mesa experimentar os produtos, e aí sim poder formar uma opinião sobre aquela experiência. Com essa técnica é possível conseguir mais elogios dos pratos e resolver situações antes que se tornem problemas maiores.

Atenção especial a drinks especiais e a pedidos em que o cliente escolhe o ponto da carne.

 

8. Oferecer cafézinho e sobremesa para vender mais

 

Treine sua equipe para sugerir vendas adicionais enquanto recolhem os pratos das mesas. Similar a Dica 4, essa técnica consiste em uma tentativa de estimular o cliente a pedir outros itens no cardápio que podem ser interessantes e  assim realizar algumas vendas a mais ao longo da noite, aumentando o ticket médio por cliente.

“Com licença, gente. Posso retirar os pratos para vocês?”

“Vocês aceitam um cafézinho ou alguma de nossas sobremesas?”

Cafézinho e Sobremesa normalmente possuem uma boa margem de lucro e elevam a qualidade do atendimento em restaurantes.

 

9. Pegar o feedback com os clientes

Enquanto retira os pratos e também na hora de fechar pergunte novamente se estava tudo certinho e se gostaram da experiência. Além de fazer o cliente se sentir importante, você pode conseguir alguns insights sobre os produtos ou sobre o atendimento. 

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Treinamento de equipe é fundamental para construir uma equipe de bons vendedores e oferecer um atendimento excelente para os clientes. Por isso é necessário investir em estratégias para controlar a rotatividade da equipe

 

 

 

 

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