Principais tendências do delivery para 2022


O ano de 2020 foi marcado por inúmeras mudanças na sociedade como um todo, e, em especial, o setor de FoodService. Em razão da pandemia, diversas tendências do delivery precisaram ser aceleradas e adaptadas a uma nova realidade.

Neste post iremos te atualizar sobre as principais áreas onde o delivery está se desenvolvendo e além disso para onde estão caminhando as inovações do setor de Foodservice.

Vamos lá?

 

Dados do Delivery em 2020 e 2021

O mercado da alimentação está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), o gasto anual da população brasileira no setor já passa de R$ 200 bilhões de reais ao ano.

O site de previsões de mercado Statista, mostrou que em 2020, o Brasil representou 48,77% de todo o mercado de entrega de alimentos da América Latina. Em 2021, a tendência do delivery brasileiro é de um crescimento ainda mais relevante.

Segundo dados da Exame em parceria com a Abrasel, um em cada quatro estabelecimentos (Bares e Restaurantes) precisou fechar as portas em 2020. Essa nova realidade fez com que algumas tendências precisassem ser aceleradas no setor da alimentação. Afinal, é sobre isto que fizemos este post.

 

Tendência do delivery para 2022

Primeiramente, com a necessidade de fechamento dos estabelecimentos cansados pela pandemia, os bares, restaurantes e lanchonetes do mundo todo se viram na obrigação de remodelar seus negócios a entrega de comida ao consumidor.

Com as limitações financeiras, e necessidade de atender às medidas sanitárias, algumas tendências do delivery que já eram utilizadas em alguns estabelecimentos ganharam um grande destaque para a sobrevivência dos negócios. Conheça agora que tendências são essas.

 

1. Dark Kitchens

As Dark Kitchens (também chamada de Ghost Kitchens) são cozinhas sem atendimento no local. Para adquirir o alimento o cliente pode retirar no local ou pedir por aplicativo.

Essas cozinhas podem ser alugadas e até operarem várias marcas no mesmo local. Dessa forma, a dark kitchen tem se tornado uma das maiores tendências do delivery no Brasil e no mundo.

 

2. Equipes flexíveis

Com a equipe desfalcada e a demanda inconstante, uma das tendências do delivery está sendo a contratação de profissionais externos. Diversos estabelecimentos estão recorrendo a profissionais freelancers para serviços como: Limpeza, Auxiliar de cozinha e Apoio de delivery (conhecido como Shopper).

Além disso, já existem plataformas como a Switch, onde você solicita o freelancer sob demanda para o dia e a hora que precisa e paga pela hora trabalhada.

O que é muito comum hoje em dia é em relação a contratação de motoboys. Donos de restaurantes não precisam mais contratar diretamente os entregadores, afinal as plataformas de delivery solucionam a questão dos entregadores e o empresário não precisa ter um alto custo fixo com equipe de entregadores.

 

3. Atendimento automatizado, mas nem tanto!

Com a falta de proximidade com o cliente, um atendimento rápido é essencial. Graças aos avanços da tecnologia, hoje existem diversas opções de chatbots e mensagens automáticas que podem ser customizados para resolver grande parte das questões no seu atendimento!

A automatização do atendimento, sem dúvida é uma tendência do delivery que você precisa ter, porém não exagere…

Tenha a consciência de que existem momentos em que o atendimento pessoal é necessário para que a experiência do cliente seja agradável. Entenda as necessidades do seu consumidor e ajuste o seu atendimento a elas.

 

4. Sustentabilidade

Essa sem dúvida é uma tendência não só do delivery, como em quase todos os negócios. A conscientização do impacto ambiental causado por alimentos e embalagens está crescendo cada vez mais.

Mostre que o seu estabelecimento está alinhado com essa ideia é essencial. Para isso, opte por utilizar embalagens sustentáveis em seus produtos, reavalie seus processos e materiais de produção e assim, mostre ao consumidor a sua preocupação com esse tema.

Exemplos de materiais que você pode utilizar em suas embalagens além do Alumínio: Papel Kraft, Caixa de papelão, Papel plantável, assim como a Fécula de mandioca e o Plástico PLA (Biodegradável).

 

5. Aplicativo ou Site Próprio

Para fugir das taxas dos marketplaces, muitos estabelecimentos estão investindo em uma plataforma própria para que os clientes possam efetuar os pedidos.

Essa tendência do delivery precisa vir acompanhada de uma presença online bastante estruturada. Por isso é importante frisar que a maioria dos estabelecimentos opera sua plataforma como uma alternativa, porém não deixa de estar presente nos grandes marketplaces devido ao grande poder que elas têm como canal de aquisição de clientes,

 

6. Plant-based

O movimento plant-based (do inglês, “à base de planta”) é a proposta de substituição dos alimentos de origem animal para vegetal. A atende não só o público vegano e vegetariano, mas também os chamados “flexitarianos”, pessoas que desejam reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

Essa forma de alimentação vem crescendo em todo o mundo nos mais variados tipos de seguimentos da alimentação e por isso já é também uma tendência no delivery brasileiro.

 

7. Comfort food

Por último, iremos falar deste que está em bastante prospecção no delivery brasileiro e mundial, o Comfort food (do inglês, “Comida confortável”). Esse é o nome elegante para a boa, velha e deliciosa comidinha caseira.

Esse alimento que nunca saiu de moda, é uma tendência no delivery atual. Em um tempo de incertezas, muitas vezes distantes de nossas famílias, alimentos que nos remetem à infância levam o aconchego e muitas memórias afetivas.

Segundo o Ubereats, o comfort food está entre os pedidos mais frequentes na plataforma desde o início da quarentena.

A essência está na simplicidade. Veja alguns exemplos desses alimentos: O tradicional arroz e feijão, lasanha, sopas, sobremesas, macarronadas, bolos, feijoadas, sanduíches, entre outros.

 

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Conclusão

O ano de 2020 e 2021 acelerou diversas mudanças em nossa sociedade. Essas mudanças influenciaram grandemente a forma como as empresas se relacionam com seus consumidores e seus novos hábitos.

As tendências do delivery são um reflexo de um novo mundo e estar alinhado com essa realidade é essencial para continuidade do seu negócio neste tempo.

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