Guia completo: Treinamento de equipe para supermercados. Neste post vamos falar tudo que você precisa saber para estruturar um ótimo treinamento de equipe para supermercados e varejo.
Investir em um bom treinamento de equipe é fundamental para qualquer tipo de estrutura organizacional e traz resultados a curto, médio e longo prazo.
Por meio do treinamento você consegue instruir a equipe sobre:
- História, missão e visão da empresa
- Valores
- Prioridades
- Visão geral sobre o funcionamento
- Importância de cada setor dentro da organização
- Procedimentos específicos de cada função
- Utilização de sistemas e equipamentos
- Atendimento ao cliente
- Atualizações e novos procedimentos
É necessário enxergar o treinamento como um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento dos colaboradores. Alguns estabelecimentos cometem o erro não só de realizar somente um treinamento inicial para a adaptação de novos funcionários, mas também acreditar que o tempo de serviço por si só vai elevar a qualidade do serviço.
Por este motivo, existem diferentes maneira de oferecer o treinamento de equipe para supermercados, que podem ser para qualquer ambiente organizacional.
- Treinamento onboard
- Treinamentos com objetivos específicos/atualizações
- Treinamentos anuais
Treinamento Onboard
Onboard significa embarcar e é referente a imersão no contexto da empresa, desde a sua história e valores, até os procedimentos que o colaborador irá realizar. Este treinamento é super importante para o profissional se adaptar rapidamente a estrutura e começar a produzir de fato dentro da empresa.
Como falado anteriormente, o erro de muitas empresas é realizar somente este tipo de treinamento, mas ele é na verdade o primeiro entre outros treinamentos que serão oferecidos para a equipe. Imagina se um funcionário de 10 anos de casa, que só fez o treinamento onboard e nenhum outro treinamento, falar que esqueceu de um ponto que foi passado há 10 anos. Você não consegue nem responsabilizar o profissional pelo erro.
Motivação de equipe
O treinamento onboard é o momento ideal para motivar os novos integrantes da equipe e fazer ele vestir a camisa da empresa.
É muito importante nesse primeiro momento, mostrar como os diferentes setores funcionam individualmente e como eles são interligados na operação. Dessa forma, você ajuda os novos funcionários a visualizarem os processos como um todo e a entenderem a importância do setor que irá trabalhar, e como outros setores dependem do seu trabalho. Isso passa o sentimento de unidade da empresa e de responsabilidade para o funcionário.
Após realizar o onboard o novo colaborador está pronto para começar, mas seu processo de treinamento está longe de ter terminado.
Para elaborar o treinamento onboard, é necessário dividir o conteúdo em 2 maneiras:
- Conteúdo geral: essa parte do treinamento é a mesma para todos os profissionais contratados e fala sobre história, cultura, visão e funcionamento da empresa.
- Conteúdo específico de cada área e função: depois de passar uma visão geral da empresa é hora de entrar mais a fundo no setor que o funcionário irá trabalhar, e aprofundar ainda mais na função específica que irá exercer.
Treinamentos específicos e atualizações
Com o passar do tempo, é bem possível que todos os estabelecimentos passem por mudanças no funcionamento como: Instalar um novo sistema ou tecnologia, novo fornecedor, ou novo projeto dentro da empresa.
Toda mudança é um ótimo motivo para realizar um treinamento específico para adaptar a equipe a essa nova realidade.
Diferente do treinamento onboard, esse tipo de treinamento foca em objetivos específicos e por isso tem uma profundidade maior.
Não espere que apenas um comunicado via email irá atualizar todos os colaboradores sobre novos acontecimentos na empresa. Por isso, reúna os líderes dos setores envolvidos e os envolva na elaboração do conteúdo que será passado para a equipe.
Os conteúdos deste tipo de treinamento devem ser acrescentados aos outros tipos de treinamento à medida que as mudanças se tornarem realidade para a empresa.
Treinamentos Recorrentes
Treinamentos recorrentes fazem parte de uma ótima cultura de empresa que não aposta somente no treinamento onboard, e está sempre reforçando os pontos importantes.
Este tipo de treinamento funciona muito para evitar que qualquer membro da equipe dê aquela desculpa de “ah, mas eu não sabia”, porque está de uma maneira recorrente, relembrando sobre o que for mais importante.
Conteúdos de boas práticas de higiene e atendimento ao público são muito recomendados para manter a equipe por dentro das melhores práticas.
Formato do Treinamento de equipe para supermercados
Para oferecer um treinamento para equipe é necessário decidir o formato do conteúdo: palestras, treinamentos individualizados, vídeos, materiais escritos, etc. Cada formato possui custos e características específicas que devem ser considerados.
Treinamentos presenciais vs Treinamentos Online
Treinamentos para equipe de supermercados quando feitos de maneira presencial são ótimos para motivar a equipe e incentivar o senso de pertencimento, mas ao mesmo tempo, se você tem uma necessidade recorrente por treinamentos presenciais, vai enfrentar alguns pontos negativos como:
- Treinador: é necessário ter alguém responsável e com tempo destinado para realizar esse tipo de serviço.
- Local: é necessário também ter um local com capacidade suficiente para oferecer os treinamentos para os colaboradores.
Se você já possui esse tipo de estrutura, fica mais fácil oferecer treinamentos presenciais para sua equipe sempre que precisar.
Por outro lado, com o crescimento da importância dos vídeos na divulgação de conteúdos é interessante estudar a possibilidade deste formato. Porque diferentemente dos treinamentos presenciais, depois que o material está pronto você consegue divulgar para muitas pessoas e não tem o custo de local ou treinador na conta.
Isso permite que todos os funcionários recebam o conteúdo instantaneamente, e dificilmente uma empresa tem um auditório ou salão capaz de receber todos os colaboradores de uma só vez.
Um dos pontos negativos é que fica mais difícil de saber se o colaborador assistiu o material de fato e se absorveu o conteúdo da maneira esperada.
Já existem soluções para ajudar com essa questão
- Ambientes fechados de treinamento online: nessa solução, cada colaborador recebe um login e senha para acessar os conteúdos e fica tudo registrado. É possível colocar também tempo para cada página, impedindo de avançar a não ser que visualize o conteúdo na íntegra.
- Gamificação: é o uso de técnicas utilizadas em jogos para envolver mais os usuários para participarem das atividades, motivando-os a realizarem as atividades. Um exemplo é colocar testes e pontuações para quem realizar mais treinamentos, tirar as melhores notas e oferecer algum tipo de reconhecimento com base nessas ações.
- Newsletter para colaboradores: tenha uma lista com os contatos de todos os seus colaboradores e envie emails com conteúdos, atualizações e boas práticas dentro da empresa. Com plataformas de email marketing você consegue analisar quem abriu o email e até quem clicou em algum link. Apesar de não se tratar de uma forma de treinamento de equipe para supermercados, pode engajar mais a equipe.
- Referências de conteúdos relevantes: é muito difícil ser o criador de todo o conteúdo que será passado para seus colaboradores, e já existe uma quantidade enorme de conteúdos na internet sobre basicamente todo tipo de tema. Por isso, procure referências de confiança e com conteúdos relevantes para a sua equipe, e divulgue com frequência por meio da newsletter ou comunicação interna a fim de oferecer ainda mais ferramentas para sua equipe se capacitar.
Conclusão
Não existe uma receita pronta para o treinamento da sua empresa, mas agora você já conhece mais ferramentas e tópicos importantes para a elaboração de treinamento de alto nível.
Tenha em mente o turnover da sua empresa para entender a necessidade e frequência dos treinamentos para a sua organização, e aí sim escolher o formato mais adequado para a sua realidade.